A Semsur pretende firmar parceria com uma empresa para arrecadar esse material e depois enviá-lo para as fábricas, seguindo o que recomenda Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Pela lei, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes passam a ter obrigações que abrangem, entre outras determinações, o recolhimento dos produtos e dos resíduos remanescentes após o uso, responsabilidade pós-consumo, assim como sua subsequente destinação final ambientalmente adequada, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
A reunião contou com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que apoia a iniciativa da Semsur; coordenação de endemias e Reciclanip. Segundo José Antônio de Moraes, membro do conselho, Marabá acumula uma grande quantidade de resíduos sólidos e nunca nenhum dos governos passados se preocupou com essa temática, como agora. “É louvável essa iniciativa e estamos contribuindo para que ela seja exitosa. A cidade e, principalmente o meio ambiente, só tem a ganhar, observa.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Leodado da Conceição Marques, o projeto inclui a conscientização da população. No caso dos borracheiros, eles estão sendo orientados a não descartar mais os pneus no meio ambiente e informados dos danos que esse material, que demora cerca de 400 anos para se decompor, causa a natureza.
Ainda de acordo com Leodato, esta semana a campanha se concentra nos núcleos Marabá Pioneira e Nova Marabá. Na próxima, será feita no Núcleo Cidade Nova e, na outra, na área de São Félix e Morada Nova.
“Eles terão um local fixo para deixar os pneus que não têm mais utilidade. Assim, reduzimos os resíduos sólidos e contribuímos com o meio ambiente”.
A Semsur também vai solicitar parecer do Ministério Público Estadual para saber como proceder para dar destino correto aos pneus que estão armazenados no aterro sanitário. O material é separado dos demais resíduos, que são enterrados, para não causar danos ao meio ambiente.
Segundo a Semsur, no local existe um montante estimado de mais meio milhão de pneus.
(Matéria extraída na íntegra do portal da prefeitura www.http://maraba.pa.gov.br/)
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário é bem-vindo. Comentários com termo de baixo calão, qualquer tipo de ofensa ou calúnias não serão publicados.