Não é pela força nem pelo teu poder que tu triunfarás, mas pelo meu espírito, diz o Senhor todo-poderoso. (Zacarias 4,6)

terça-feira, 2 de abril de 2013

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) realizou na tarde de ontem (1º), no auditório da prefeitura, uma reunião com donos de borracharias para falar do projeto de redução dos resíduos sólidos na cidade, como pneus, que além de causar dano ao meio ambiente, ainda servem de criatório para o mosquito transmissor da dengue. No caso específico dos pneus, os borracheiros acordaram em levar esse material direto para o aterro sanitário ou ao Ecoponto da Reciclanip, localizado na BR-155, em frente ao frigorífico JBS.
A Semsur pretende firmar parceria com uma empresa para arrecadar esse material e depois enviá-lo para as fábricas, seguindo o que recomenda Lei nº 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
Pela lei, os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes passam a ter obrigações que abrangem, entre outras determinações, o recolhimento dos produtos e dos resíduos remanescentes após o uso, responsabilidade pós-consumo, assim como sua subsequente destinação final ambientalmente adequada, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
A reunião contou com a participação do Conselho Municipal de Meio Ambiente, que apoia a iniciativa da Semsur; coordenação de endemias e Reciclanip. Segundo José Antônio de Moraes, membro do conselho, Marabá acumula uma grande quantidade de resíduos sólidos e nunca nenhum dos governos passados se preocupou com essa temática, como agora. “É louvável essa iniciativa e estamos contribuindo para que ela seja exitosa. A cidade e, principalmente o meio ambiente, só tem a ganhar, observa.
Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Leodado da Conceição Marques, o projeto inclui a conscientização da população. No caso dos borracheiros, eles estão sendo orientados a não descartar mais os pneus no meio ambiente e informados dos danos que esse material, que demora cerca de 400 anos para se decompor, causa a natureza.
Ainda de acordo com Leodato, esta semana a campanha se concentra nos núcleos Marabá Pioneira e Nova Marabá. Na próxima, será feita no Núcleo Cidade Nova e, na outra, na área de São Félix e Morada Nova.
“Eles terão um local fixo para deixar os pneus que não têm mais utilidade. Assim, reduzimos os resíduos sólidos e contribuímos com o meio ambiente”.
A Semsur também vai solicitar parecer do Ministério Público Estadual para saber como proceder para dar destino correto aos pneus que estão armazenados no aterro sanitário. O material é separado dos demais resíduos, que são enterrados, para não causar danos ao meio ambiente.
Segundo a Semsur, no local existe um montante estimado de mais meio milhão de pneus.
(Matéria extraída na íntegra do portal da prefeitura www.http://maraba.pa.gov.br/)

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário é bem-vindo. Comentários com termo de baixo calão, qualquer tipo de ofensa ou calúnias não serão publicados.

Assuntos do Blog

Número de Visitas